segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Aprenda a usar o CHKDSK no windows.

Tenho um problema que me ocorre seguido com meus dispositivos removíveis, como pendrives, mp4 e outros, que são erros causados por utilizar muito meus dispositivos no windows e linux. Como eu tenho programas dos dos sistemas operacionais nos meus dispositivos, logo que conecto o dispositivo na porta usb acaba acusando incompatibilidade no windows por certos softwares e arquivos que são próprios do linux.
Já conhecia o scandisk, mas nunca fui muito fã dele, então resolvi dar uma pesquisada num programa para resolver meu problema, acabei encontrando no lugar do software, um comandinho simples que é dado no Prompt de Comando do Windows (DOS), que é o " chkdsk ". Este comando é uma versão aprimorada do aplicativo scandisk, que assim como o seu antecessor, ele procura e corrige erros do disco com problema, no meu caso dispositivos removíveis com partição em FAT32 (FAT32 é recomendado para dispositivos removíveis por ser compatível com os sistemas operacionais windows e linux, já NTFS é compatível somente com windows) , mas pode ser também discos rígidos com partição em NTFS. Embora o uso da partição NTFS da segurança total aos arquivos contidos no disco rígido, a verificação é recomendável para garantir uma melhor performance.

1 - Sintaxe:

chkdsk [volume:][caminho e nome_de_arquivo] [/f] [/v] [/r] [/x] [/i] [/c] [/l[:tamanho]]

2 -Parâmetros:
volume: Especifica a letra da unidade (seguida de dois-pontos), o ponto de montagem ou o nome do volume.

[caminho] nome_de_arquivo Especifica o local e o nome de um arquivo ou conjunto de arquivos que chkdsk deve verificar para determinar se há fragmentação. Você pode utilizar caracteres curingas (isto é, * e ?) para especificar vários arquivos.
 
/f    Corrige erros no disco. O disco deve ser bloqueado. Se chkdsk não puder bloquear a unidade, será exibida uma mensagem perguntando se você deseja verificar a unidade na próxima vez que reiniciar o computador.
 
/v   Exibe o nome de todos os arquivos contidos em cada pasta à medida que o disco é verificado.
 
/r   Localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. O disco deve ser bloqueado.
 
/x   Use esta opção somente com o NTFS. Ela força primeiro a desmontagem do volume, se necessário. Todos os identificadores abertos para a unidade serão invalidados. A opção /x também inclui a funcionalidade da opção /f.
 
/i   Use esta opção somente com o NTFS. Efetua uma verificação menos rígida das entradas de índice, reduzindo o tempo necessário para a execução de chkdsk.
 
/c   Use esta opção somente com o NTFS. Ela ignora a verificação de ciclos dentro da estrutura de pastas, reduzindo o tempo necessário para a execução de chkdsk.
 
/l   Use esta opção somente com o NTFS. Ela utilizará o tamanho digitado por você em vez do tamanho do arquivo de log. Se você omitir o parâmetro de tamanho, /l exibirá o tamanho atual.
 
/?  Exibe informações de ajuda no prompt de comando
 
 
-Executando chkdsk:Para executar o comando chkdsk em um disco fixo, é necessário ser membro do grupo Administradores.

Removendo vírus que oculta e transforma arquivos do pen drive em atalhos

Um dos mais comuns é o chamado "vírus de atalho" que cria diversos ícones indesejados no seu dispositivo USB ao mesmo tempo que oculta os arquivos que realmente importam; dificultando, ou até impedindo, o acesso a eles.

Passo 1. Insira seu pendrive em um computador confiável. Ou seja, que você tenha certeza que não esteja contaminado por um novo vírus. Vale a pena atualizar e rodar o antivírus no PC antes de iniciar o procedimento;

Passo 2. Abra a pasta do dispositivo USB, mas não clique em nenhum dos atalhos;

Passo 3. Abra o prompt de comando do Windows. Para isso digite “cmd” (sem aspas) no menu Iniciar. Execute-o como administrador

Passo 4. Digite no prompt o seguinte comando:   attrib -h -r -s /s /d X:\*.*  , substituindo o X pela letra correspondente ao drive em que está instalado o seu dispositivo.
Com esse comando, seu antivírus vai eliminar os problemas do seu pendrive. Não se esqueça de substituir o X pela letra do drive em que o pendrive está localizado (Foto: Reprodução)

Passo 5. A partir desse momento, seu programa antivírus irá identificar os problemas no seu pen drive e começará a limpá-lo. Se aparecerem janelas pedindo sua aprovação para excluir o vírus ou movê-lo para quarentena, aceite.

Pronto, agora seu pendrive está livre do vírus de atalho e já pode ser utilizado normalmente. Certifique-se de testar o dispositivo antes de inseri-lo em outras máquinas e, sempre que possível, passe o antivírus em qualquer pen drive conectado ao seu computador pessoal.



Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/11/como-remover-virus-que-transforma-arquivos-do-pen-drive-em-atalhos.html

Configurar IP Fixo Switch HP V1910-V1920 24G-48G

Este equipamento é um switch de camada 3, ou seja, atua tanto como switch quanto como roteador. É um equipamento "barato" quando comparado a concorrentes de mais peso, porém sua simplicidade pode comprometer projetos mais exigentes.


Ele atende bem a demandas pequenas e médias para funções específicas, possuindo controle de banda QoS e diversas outras funções. Possui autenticação em controladores de domínio e é um equipamento resistente e seguro.
O seu problema - se é que podemos colocar como um problema - é que não existe um endereçamento IP específico, então, quando plugado na rede, o switch assume um endereço DHCP. 
Para isso é necessário verificar através do cabo de console qual é o IP assimilado ou até mesmo configurar um IP padrão para o switch. Os passos abaixo demonstram exatamente a forma de se configurar ou identificar as configurações deste equipamento.

Requisitos:

  • 1x cabo de console G16 (RJ / Serial) - PN: 5184-6719
  • 1x Programa de acesso - Putty
Usuário e senha padrão:
Usuário: admin
Senha: Deixe em branco e pressione a tecla Enter

Configurando:

  1. Conecte o cabo de console a porta de console no Switch;
  2. Abra o programa Putty. Configure conforme a figura abaixo;
Serial:
Aqui pode variar de máquina para máquina, porém, por padrão é COM1. Se não funcionar, será necessário acessar o gerenciador de dispositivos do Windows e validar qual COM deve ser utilizado.


Speed: 38400
Connection Type: Serial
  • Ao clicar no Open, será apresentada a tela abaixo. Digite o usuário Admin e deixe a senha em branco.
  • Para visualizar uma lista completa dos comandos disponíveis, digite o sinal de interrogação e pressione a tecla Enter.

Dica: A tecla Delete não funciona. Utilize a tecla Backspace no lugar dela.


  • Digite o comando Summary para que seja apresentado um sumário de informações sobre o que já foi configurado;
  • Digite o comando ipsetup ip-address 192.168.0.100 255.255.255.0 default-gateway 192.168.0.200 e pressione a tecla Enter.
Agora o endereço 192.168.0.100 pode ser acessado através do navegador.
Fácil, rápido e sem muito segredo.